terça-feira, 28 de setembro de 2010

Astúcia x Inteligência

É muito comum confundirmos astúcia com a inteligência, no entanto uma difere completamente da outra, apesar de a astúcia carregar características da inteligência, esta qualidade do ser humano encontra-se muito ligada ao instinto e com a capacidade de cada ser vivo de sobreviver e sobrepujar os outros.
Não é segredo pra ninguém que individuos astutos, na maioria das vezes, são indivíduos de sucesso, conquistadores e até vencedores. Porém, em quase a totalidade dos casos um ser astuto conquista, chega e consegue e não consegue manter.
A semelhança entre as duas é tão grande que na maioria das vezes atribuímos inteligência desmedida a criaturas, pura e simplesmente, astutas.
Podemos citar exemplos de pessoas astutas e fazer a contrapartida com os inteligentes.
Moisés era inteligente, Jesus é inteligente, Maomé é inteligente, Buda era inteligente,Winston Churchill era inteligente,Alexandre, o grande era astuto,Napoleão era astuto,Adolph Hitler era astuto. E assim segue a lista dos "notáveis" com os quais podemos fazer comparações entre a astúcia e a inteligência.
Quem consegue chegar e manter seu posto, é inteligente; quem consegue fazer seu nome romper a barreira do tempo como vencedor é inteligente, pois a inteligência não pode ser tisnada de forma alguma, a inteligência aproxima o ser do seu criador, pois quanto maior o grau de conhecimento das ciências, artes e filosofias mais integrado ao sistema divino encontra-se a criatura.
Mas o que não se pode confundir é a inteligência livresca formal com a inteligência emocional, esta ultima, o individuo carrega consigo e a aprimora com o passar dos séculos, enquanto que a outra ganha-se e perde-se num piscar de olhos.
Ser inteligente é ter olhos e mentes aberta para o universo, sentir e saber onde esta cada coisa na imensidão, é ser humilde, é tratar cada criatura com o seu devido respeito e valor, é saber que fazemos parte de um todo, é comportar-se como uma peça útil numa engrenagem maior.

Andre Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário